5 motivos pelos quais seus clientes nunca voltam

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Moedas - 24/05/2019 13:15:31
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  • IRPJ/CSL | Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro | Apuração mensal
  • IRPJ/CSL | Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro | Apuração trimestral
  • IRPJ | Imposto de Renda Pessoa Jurídica | Renda variável
  • IRPJ/Simples Nacional | Ganho de Capital na alienação de Ativos
  • IRPF | Imposto de Renda Pessoa Física
  • FINOR/FINAM/FUNRES | Apuração mensal
  • FINOR/FINAM/FUNRES | Apuração trimestral
  • REFIS/PAES | Programa de Recuperação Fiscal
  • REFIS | Programa de Recuperação Fiscal
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  • Previdência Social (INSS) | Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro | Profut || Parcelamento de débitos junto à RFB e à PGFN
  • Previdência Social (INSS) | Programa de Recuperação Previdenciária dos Empregadores Domésticos - Redom (Parcelamento de débitos em nome do empregado e do empregador domésticos junto à PGFN e à RFB)
  • DOI | Declaração de Operações Imobiliárias
  • DME | Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie
  • IRPF - Imposto de Renda sobre a Pessoa Física
  • Contribuição Sindical (empregados)
  • Escrituração Contábil Digital (ECD)
  • Salário-família | Comprovante de frequência à escola
  • Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei/2018)
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Seus clientes não voltam? É bem provável que o problema seja o atendimento. É muito raro que um cliente volte a um lugar onde foi mal atendido ou não se sentiu confortável. Confira alguns comportamentos que afastam clientes:

1. Mau humor
Todo mundo já foi atendido por alguém de mau humor, um dia. E não é nada agradável quandi isso acontece. Um vendedor rude ou com má vontade pode arruinar toda a relação de um cliente com um estabelecimento ou negócio. O professor Clezio Amorim, autor do livro "55 maneiras de encantar o seu cliente no atendimento" afirma que manter o sorriso e a disposição de conversar com os clientes é fundamental para fortalecer uma relação com o consumidor. "Não é deixar os problemas em casa, pois eles são indissociáveis de nós", explica Amorim, e sim não descontar frustrações pessoais no cliente. 

2. Falta de atenção com o cliente
Atendentes com preguiça de procurar itens, distraídos com celulares ou em conversas com os colegas podem fazer com o cliente se sinta ignorado ou menosprezado e espantá-los de vez. Além da falta de interesse na hora de atender e escutar dúvidas do cliente, alguns vendedores também faltam com atenção quando não conseguem fechar uma venda, um comportamento que frustra o consumidor e prejudica a imagem do negócio. 

3. Despreparo
O despreparo de um vendedor é algo que nunca passa despercebido por um cliente. Se o cliente pede ajuda e encontra um vendedor que não sabe as informações básicas sobre o produto e nem consegue ajudá-lo a decidir sobre algo, sente que aquele lugar não está pronto para recebê-lo e atender suas necessidades.

4. Descuido com a aparência
O especialista Clezio Amorim é enfático: quem fica em contato direto com o público precisar ter o cuidado de se vestir de acordo com a função desempenhada. E aqui vale um detalhe: vestir-se elegante demais para algo que não exige isso pode ser tão prejudicial quanto andar desgrenhado. 

5. Abordagem agressiva
Alguns clientes são objetivos na hora de comprar algo - sabem exatamente o que querem e estão em busca apenas disso. Outros gostam de analisar suas opções, talvez pesquisar preços. Cada um tem seu ritmo, e vendedores, atendentes e empresários precisam entender e acompanhar esse ritmo. Em casos de clientes que falam que querem "só dar uma olhadinha", por exemplo, não adianta usar uma abordagem de venda agressiva. Na verdade, já se foi o tempo daquele vendedor que fala alto, faz graça e tenta empurrar um produto a qualquer custo para o cliente.

Fonte: www.administradores.com.br


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