Saldo da conta inativa do FGTS aparece como bloqueado? Veja o que fazer

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Alguns trabalhadores que já buscaram o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) relatam que não estão conseguindo retirar o dinheiro porque o saldo foi "bloqueado" pela Caixa Econômica Federal. O primeiro lote de saques, para nascidos em janeiro e fevereiro, já começou a ser pago no dia 10. O cronograma de saques se estende até o dia 31 de julho e varia de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores.

O superintendente regional da Caixa, Sérgio Cançado, esclareceu durante programa ao vivo no G1 (assista ao vídeo) que o saldo de algumas contas aparece como bloqueado ou sem saldo por motivos de segurança, porque o banco detectou divergências ou informações imprecisas na base de dados de alguns beneficiários.

Podem retirar o dinheiro do FGTS inativo os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31/12/2015. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

Cançado explicou que isso pode ter acontecido, principalmente, por inconsistências ou erros de digitação no cadastro, como o nome do trabalhador ou de sua mãe. Outra hipótese é que a empresa tenha fornecido informações divergentes sobre a conta e, mesmo com um trabalho prévio do banco para corrigir o problema, ele pode ter permanecido em alguns casos.

Muitos correntistas da Caixa que haviam pedido a transferência automática em suas contas podem não ter recebido o dinheiro pelo mesmo motivo, diz Cançado. “Consulte no extrato da sua conta poupança da Caixa em lançamentos futuros, em muitos casos, mesmo que o recurso não foi creditado, aparece como lançamento futuro”, recomenda.

Trabalhadores com saldo em mais de uma conta do FGTS também relataram que não conseguiram sacar todo o dinheiro, ou o saldo ficou bloqueado em uma das contas.

Segundo a Caixa, trabalhadores que tiverem esse problema devem ir pessoalmente a uma agência do banco para solucionar a questão e liberar o saldo em suas contas.

Fonte: g1.globo.com


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