Quem está isento de passar pelo novo Pente-fino do INSS?

Cotações e Índices

• 5,57
  • TR

Obrigações Tributárias do Dia

• 31/Março/2020 – 3ª Feira.
  • IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
  • COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
  • IRPJ/CSL | Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro | Apuração mensal.
  • IRPJ/CSL | Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro | Apuração trimestral.
  • IRPJ/CSL - Lucro real anual - Saldo de 2019.
  • IRPJ | Imposto de Renda Pessoa Jurídica | Renda variável.
  • IRPJ/Simples Nacional | Ganho de Capital na alienação de Ativos.
  • IRPF | Imposto de Renda Pessoa Física.
  • REFIS/PAES | Programa de Recuperação Fiscal.
  • REFIS | Programa de Recuperação Fiscal.
  • Previdência Social (INSS) | Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro | Profut | Parcelamento de débitos junto à RFB e à PGFN.
  • Previdência Social (INSS) | Programa de Recuperação Previdenciária dos Empregadores Domésticos - Redom (Parcelamento de débitos em nome do empregado e do empregador domésticos junto à PGFN e à RFB).
  • DOI | Declaração de Operações Imobiliárias.
  • DME | Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie.
  • Operações com criptoativos.
  • Programa bienal de segurança e medicina do trabalho.
  • Declaração de Benefícios Fiscais (DBF).
  • Declaração de Transferência de Titularidade de Ações (DTTA).
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis).
  • Informações prestadas pelas entidades de previdência complementar, sociedades seguradoras e administradoras de Fapi
  • Declaração de Rendimentos Pagos a Consultores por Organismos Internacionais (Derc).
O que você achou do nosso novo site?
Ótimo
Bom
Regular

Desde 1995, o segurado em gozo de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o pensionista inválido estão obrigados a submeter-se a exame médico a cargo da Previdência Social.

Incapacidade laboral

O requisito da incapacidade laboral está presente no auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensionista inválido, sendo que o segurado ou dependente deve comprovar que não consegue exercer uma atividade profissional de forma parcial ou total e por um tempo determinado ou indeterminado.
Alta programada

Desde 2016 estava previsto na legislação a alta programada, vejamos a previsão da alta programada:

Sempre que possível, o ato de concessão ou de reativação de auxílio-doença, judicial ou administrativo, deverá fixar o prazo estimado para a duração do benefício.

Na ausência de fixação do prazo de que trata o § 8º, o benefício cessará após o prazo de cento e vinte dias, contado da data de concessão ou de reativação, exceto se o segurado requerer a sua prorrogação junto ao INSS, na forma do regulamento, observado o disposto no art. 62.

Portanto, o Governo conseguiu legitimar a alta programada administrativa que existia antes de 2016, apesar de que no caso da alta programada prevista na Lei é necessário a perícia médica para avaliação da (in) capacidade laboral.

Bem como está previsto que até na concessão judicial, o segurado pode ser convocado para avaliação administrativa:

§ 10. O segurado em gozo de auxílio-doença, concedido judicial ou administrativamente, poderá ser convocado a qualquer momento para avaliação das condições que ensejaram sua concessão ou manutenção, observado o disposto no art. 101 desta Lei.

E sempre que o benefício for cessado, o segurado deve buscar efetivar seu direito à recuperação da capacidade laboral, seja por meio de um recurso administrativo ou ação judicial, sendo indevido o cancelamento do benefício antes da decisão final no processo administrativo.
Isenções Legais

Em outros artigos e vídeos, escrevi sobre a isenção previdenciária para fins de perícia médica, atualmente é previsto três hipóteses que garantem ao segurado a desnecessidade de comprovar que está incapaz para sua atividade habitual:

A pessoa, aposentada por invalidez, com HIV/aids.
    Após completarem cinquenta e cinco anos ou mais de idade e quando decorridos quinze anos da data da concessão da aposentadoria por invalidez ou do auxílio-doença que a precedeu; ou
    Após completarem sessenta anos de idade.

Lembrando que esta isenção é referente ao benefício previdenciário para o segurado incapaz conhecido por aposentadoria por invalidez e para o benefício para o dependente conhecido por pensão por morte.
Conclusão

Este artigo trouxe soluções para os segurados que recebem o auxílio-doença e que tenham o benefício cessado: se interpor o recurso, só pode ser cessado após decisão final administrativa, conforme a ação civil pública sobre o tema.

E para o aposentado por invalidez está garantido três hipóteses de isenções em decorrência de idade, tempo de benefício ou por causa da natureza da doença e por ser estigmatizante.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Fonte: JornalContabil | 28/06/2019

Site desenvolvido pela TBrWeb (XHTML / CSS)
Visitas ao site: 64685
Leal Contábil e Consultoria  |  Fone 98. 3312 6092  Avenida Colares Moreira, Quadra 28, Lote 07