Veja cinco dicas para conseguir a aposentadoria automática

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Obrigações Tributárias do Dia

  • 18/Novembro/2019
  • INSS | Previdência Social
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Um cadastro em dia e documentos corretos podem embasar um bom pedido de aposentadoria ao INSS e aumentar as chances de o segurado garantir o direito ao benefício automático, sem a necessidade de ter que comparecer a uma agência da Previdência Social.

Iniciada em maio do ano passado, a concessão automática de benefícios acabou ofuscada pela fila de requerimentos à espera de resposta. Com a digitalização dos serviços prestados pelo INSS, todos os pedidos passaram a entrar no sistema ao mesmo tempo em que o instituto enfrenta aposentadorias internas dos servidores, sem nenhuma perspectiva de concurso público para contratação de técnicos e analistas.

O Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é o documento mais importante na tentativa de escapar da fila virtual do instituto. Quanto mais corretas as informações lançadas nele, maiores são as chances de o sistema reconhecer rapidamente o direito do trabalhador à aposentadoria.

Apesar de o INSS não aceitar mais o pedido de correção do cadastro nos postos, o segurado que precisa fazer qualquer tipo de ajuste neste documento pode realizar a correção na concessão. No agendamento que está disponível por meio do portal Meu INSS, o trabalhador responde a algumas perguntas sobre seu histórico profissional.

Portanto, ao responder “sim” quando o INSS pergunta se houve trabalho em condições insalubres, é importante que o segurado esteja preparado para, na conclusão do agendamento, enviar a papelada que comprova essa atividade. Se não fizer esse envio, não quer dizer que o benefício será negado, mas dificilmente será automático.

NA ESPERA PELO BENEFÍCIO | CONCESSÃO MAIS RÁPIDO

  •     O INSS iniciou em 2018 a liberação de benefícios de forma automática
  •     A promessa é conceder aposentadoria a distância, sem que o segurado precise ir a uma agência

Como ficaram os pedidos

  •     O trabalhador agenda o requerimento de aposentadoria
  •     Isso pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS
  •     O site de serviços da Previdência Social agora integra o cadastro geral do governo federal
  •     O acesso é pelo link www.gov.br/meuinss
  •     Se o segurado já fez algum cadastro na plataforma, como para virar MEI, a senha é a mesma
  •     Fila de pedidos no INSS está longa
  •     O estoque de pedidos está em 1,3 milhão de requerimentos à espera de resposta

O que pode aumentar as chances de concessão automática

1. Confira seu cadastro de contribuições

  •     O extrato de contribuições é o documento mais importante da aposentadoria
  •     Com base nele,  o INSS calcula o tempo de contribuição e o valor do benefício

Muita atenção aos erros

  •     Analise o Cnis com muita atenção
  •     Compare cada salário com os seus holerites e pagamentos mês a mês
  •     O extrato das contribuições também informa se há alguma pendência

Dificuldades

  •     Hoje, o INSS não permite mais o acerto de vínculos
  •     Esse procedimento, na prática, permitia a correção do Cnis
  •     Por limitações técnicas, o instituto deixou para fazer a correção apenas no pedido de aposentadoria

Insistência

  •     O INSS está fazendo um esforço para retirar os segurados das agências
  •     Em São Paulo, o atendimento sem agendamento só é feito no período da manhã, por exemplo
  •     É possível que, dependendo de quem atender o segurado, a correção seja feita

2. Tenha todos os documentos

  •     Com o Cnis devidamente inspecionado, é hora de preparar a papelada
  •     Reúna tudo o que tiver de sua vida profissional:
  •     Carteiras de trabalho
  •     Certificado de reservista, no caso dos homens
  •     Certificado de tempo de contribuição, para quem foi funcionário público
  •     Carnês de pagamento, para quem foi contribuinte individual
  •     Extratos do Fundo de Garantia
  •     Holerites
  •     Contratos de início e fim do vínculo de trabalho
  •     Sentença de ação trabalhista

3. Como pedir na internet

  •     Acesse o site www.inss.gov.br
  •     Todos os serviços no site são feitos no Meu INSS; clique no quadro azul ou à esquerda, onde se lê “Serviços”
  •     Nesta etapa, o segurado não precisa de cadastro para acessar os serviços
  •     No menu à esquerda, clique em “Agendamentos/Requerimentos”
  •     Na tela seguinte haverá duas opções:​ Continuar sem login e fazer login
  •     Escolha a melhor opção e siga com o pedido
  •     Cuidado no agendamento  - Quando iniciar o procedimento de agendar o pedido, o sistema vai gerar algumas perguntas
  •     Tenha atenção ao responder a essas questões, pois elas terão efeito no processo de aposentadoria

4. O que anexar ao pedido

  •     Depois de responder todas as perguntas feitas pelo sistema de agendamento, o segurado terá a opção de enviar arquivos ao INSS
  •     Para todas questões respondidas positivamente, é importante mandar a papelada que comprove o seu direito
  •     Portanto, se disse que foi servidor público, encaminhe a certidão do órgão em que trabalhava
  •     Basta tirar uma foto, anexar e enviar ao órgão

5. Entenda os prazos

  •     Existem casos em que a aposentadoria sai no mesmo dia
  •     Isso significa que o sistema reconheceu a contagem do tempo de contribuição e liberou o benefício
  •     Não há, porém, como garantir que isso vá acontecer
  •     O INSS iniciou um mutirão para tentar acelerar a liberação de aposentadorias, mas o pedido pode levar mais tempo do que o esperado
  •     O segurado tem até 75 dias para apresentar documentos complementares

Fonte: agora.folha.uol.com.br | 27/08/2019


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